Financiamento imobiliário ou Consórcio na hora de comprar um imóvel? É a pergunta que vem sempre à mente daqueles que começam o planejamento da compra da casa própria. Porém, para a maioria dos brasileiros, ter um valor geralmente alto guardado é uma utopia.
Como funciona o Financiamento Imobiliário?
Em primeiro lugar, para se ter acesso a um Financiamento Imobiliário, o consumidor tem que ter um valor de reserva para dar de entrada. Geralmente, a regra de mercado exige um valor em torno de 20% do valor do imóvel.
Mas em caso de novos aumentos, não serão repassados aos contratos pré-fixados, conforme artigo publicado no Valor G1.
No financiamento você pode adquirir o seu Imóvel com o menor Juros do mercado
de 4,25% a 7%
Como funciona o Consórcio de Imóvel?
Por outro lado, ele dispensa a necessidade de se guardar um valor mínimo para a entrada. Basicamente o banco pega o valor total do imóvel e divide por parcelas conforme o plano de pagamento escolhido.
Tendo esse direito somente no momento em que for sorteado para utilizar o valor do crédito que contratou.
Sendo assim você também pode dar lances, como:
Lance Livre: Valor por escolha do cliente.
Lance Embutido: 30% do valor da carta é retirado para dar de lance.
Lance Livre + Embutido: Pode ser dado 30% da carta + o valor que o cliente deseja.
Existe também o Consócio Plano Pontual, onde você já tem em contrato a data de sua Contemplação https://www.ymove.com.br/cons%C3%B3rcio-plano-pontual
Consórcio ou Financiamento de imóvel? Vantagens e Desvantagens de cada um.
O Financiamento tem a principal vantagem de permitir que o consumidor possa usufruir o bem assim que contrata o empréstimo. Contudo, as taxas são maiores (Selic 13,75%) sendo preciso separar um valor para a entrada. Mas para quem tem pressa, um casamento, por exemplo, talvez seja a opção mais adequada.
O Consórcio é mais barato e permite se desistir do contrato enquanto não for sorteado, mas possui um prazo menor de pagamento. Também não exige um valor mínimo de entrada, mas pode se pagar por anos sem ter acesso ao imóvel. Enfim, ambos têm as suas vantagens e desvantagens que devem ser consideradas após muita pesquisa e necessidade de cada um.
A taxa administrativa do consórcio pode variar de 10% a 26,5%.
São José do Rio Preto, 6 de setembro de 2022, por Sérgio Carrieri
Publicado por: Giovanna Godoy
Comments